Você sabia que, nos últimos tempos, um forte debate tem dominado o Brasil e o mundo? O empresário Julio Cesar Hintemann Filho indica que a questão da existência dos zoológicos se tornou uma pauta séria e de Justiça devido aos cuidados animais e ao modo como eles estão abrigados nesses espaços.
Antigamente, era comum acreditarmos que o zoológico era um lugar seguro para que os humanos pudessem conhecer animais de diferentes espécies, contudo, diferentes situações levantam a incógnita acerca do modelo comum desses espaços e seus futuros. Isso porque, apesar do imaginário comumente construído acerca dos zoológicos, por trás desse entretenimento, estavam escondidos muitos casos de maus-tratos.
Mas, afinal, qual a problemática dos zoológicos?
Muitos animais de zoológicos hoje foram resgatados de situações ilegais pelo Ibama, como participação em circos, entretanto, seria o zoológico o local mais apropriado para esses animais? O empresário Julio Cesar Hintemann Filho esclarece que, apesar da natureza ser seu verdadeiro lar, esses animais já foram domesticados e tiveram suas rotinas distantes de seus comportamentos na selva e, portanto, não teriam condições de sobreviver novamente no meio animal.
Além disso, é importante esclarecer que os zoológicos da atualidade não capturam animais da natureza para expô-los como um circo. Tratam-se de animais que já nasceram em cativeiros e foram obrigados pelo espaço ou que, por algum motivo, não podem mais retornar à natureza.
No entanto, o empresário Julio Cesar Hintemann Filho considera que o zoológico também se mostrou um local inapropriado para uma vivência de qualidade, afinal, esse confinamento impede que os animais expressem seus comportamentos naturais, se alimentem corretamente e, ainda por cima, são colocados em situações de risco sanitário.
Será que os zoológicos vão fechar suas portas?
Apesar de muitos desses locais trabalharem na linha de recuperação e conservação das espécies ameaçadas, é preciso saber o que acontece após essa recuperação, pois grande parte dos zoológicos não contam com uma estrutura mínima para papa proporcionar qualidade de vida e atendimento veterinário a esses animais, em especial, os de grande porte.
Na percepção do empresário Julio Cesar Hintemann Filho, alguns zoológicos, isto é, aqueles voltados ao entretenimento humano, certamente irão encerrar suas atividades. Isso porque, um zoológico adequado é aquele que consegue sensibilizar e educar seus visitantes sobre as questões animais, além de promover programas de conservação da espécie e cuidar para que esses animais tenham condições de vida adequadas, com alimentação, espaços próprios e cuidados essenciais.