Você sabia que é possível antecipar seu processo trabalhista? O sócio da Just.Tec Lawtech, Daniel Brito Loyola, explica que o autor da ação não precisa esperar até o fechamento do caso para receber o valor. Sendo assim, é possível tê-lo em mãos, antecipadamente, através da venda do crédito judicial. Se interessou? Então continue a leitura para saber mais.
Crédito Judicial
Inicialmente, cabe explicar o que é um crédito judicial. Recebe este nome o valor que uma pessoa física ou jurídica irá receber ao final de um processo. No caso trabalhista, será o pagamento que um funcionário, por exemplo, terá o direito de receber de uma empresa na qual trabalhou. Esse crédito irá se tornar um título de dívida que poderá ser negociado e transmitido para terceiros.
Venda de créditos trabalhistas
A venda de créditos judiciais — que também recebe o nome de cessão de crédito —, é um negócio jurídico no qual o autor de uma ação (cedente) irá vender seus direitos (por um valor menor) a um terceiro (cessionário). Sendo assim, quando o pagamento for realizado ao final do caso, quem irá receber será o cessionário. O empresário Daniel Brito Loyola ressalta que essa é uma atividade totalmente legal e admitida pelo Tribunal Superior do Trabalho.
Motivos para antecipar seu processo trabalhista
- Pagamento antecipado
Um dos principais motivos para realizar a venda de um crédito trabalhista é, com certeza, ter o dinheiro em mãos antecipadamente. Pela demora do sistema judicial, mesmo após ganhar uma causa na justiça, o pagamento pode demorar mais de um ano para ocorrer. Sendo assim, para quem precisa do valor antes do prazo, esperar por esse período se torna uma opção inviável.
- Segurança
Como citado pelo sócio e fundador da Just.Tec Lawtech — empresa especializada em fundos de investimentos — Daniel Brito Loyola, essa atividade de compra e venda é permitida e prevista na lei, sendo assim, apenas especialistas no ramo irão adquirir esses créditos e a cessão só será liberada após a permissão do juiz responsável pelo caso. Interessante, não?
- Liquidez
O termo liquidez refere-se à capacidade de transformar um ativo em dinheiro. Sendo assim, ao antecipar o processo trabalhista — que nesse caso, corresponde ao ativo — uma pessoa conseguirá ter o valor em mãos, ao invés de ter que esperar o final do caso. Isso também se aplica ao advogado envolvido, que poderá vender seus honorários e antecipar esse valor.
Portanto, a antecipação do processo trabalhista se mostra uma alternativa viável, você não acha? Sendo assim, não deixe de conhecer a Just.Tec Lawtech, empresa especializada em fundos de investimentos e na venda e compras de créditos judiciais. O empresário Daniel Brito Loyola aponta que, para oferecer maior segurança para seus clientes, os contratos são firmados em cartório, e o valor cairá em sua conta em até 48 horas!