Você tem vontade de investir? Alguma vez já ouviu falar sobre a renda variável? Para o empresário Saul Sabbá, apesar dos riscos, essa é uma modalidade de investimento que costuma ter um retorno maior do que os de renda fixa. Sendo assim, antes de aplicar seu dinheiro nessa modalidade, é importante entender mais sobre o assunto. Para isso, é só continuar a leitura deste artigo até o final.
Conhecendo a renda variável
Na hora de investir seu dinheiro, é importante conhecer sobre as opções presentes no mercado. Isso porque, com esse entendimento será possível identificar qual alternativa se encaixa mais no seu perfil. Nesse sentido, um desses investimentos são os de renda variável, no qual na hora da aplicação, o retorno e a remuneração ao final do período investido, não será previsível.
A renda variável abarca alguns tipos de produtos, sendo que, cada um deles possui especificidades, riscos e liquidez próprias. Um dos mais comuns, são as ações, das quais referem-se a uma parcela do capital de uma instituição. Nesse sentido, o executivo Saul Sabbá explica que esse tipo de investidor irá se tornar um sócio de uma empresa e participar dos seus lucros.
Além das ações, outra alternativa de renda variável são os Fundos Imobiliários — que também são conhecidos como FIIs. Esse tipo de investimento é aplicado em negócios imobiliários através de títulos. Sendo assim, o investidor costuma receber o retorno mensalmente, uma vez que geralmente, as fontes desses pagamentos são os aluguéis.
Diferença entre renda variável e fixa
Podem surgir dúvidas sobre as diferenças entre os investimentos de renda variável e fixa. Como citado, na modalidade variável, uma pessoa não terá previsibilidade do valor que receberá ao final do período de investimento. Já na opção fixa, o economista Saul Sabbá explica que o investidor estará emprestando dinheiro para instituições e bancos, sendo que no momento da aplicação ele terá conhecimento sobre o quanto o seu capital irá render.
Vantagens e desvantagens desse tipo de investimento
Mas quais as vantagens de investir na renda variável? Saiba que um dos principais benefícios dessa modalidade é a sua rentabilidade ser maior que os investimentos de renda fixa. Além disso, existem diversas opções no mercado que os interessados poderão escolher. No entanto, uma das grandes desvantagens é o fato dessa alternativa possuir maiores riscos.
O renomado empresário Saul Sabbá comenta que por depender do mercado financeiro e de índices como o Ibovespa, os investimentos de renda variável costumam oscilar bastante e, por isso, pode acontecer do investidor perder o seu dinheiro. Portanto, na hora de investir, cabe a pessoa colocar na balança e decidir se essa opção será viável.